Panorama internacional

Ancara: Erdogan e Putin acordam durante conversa telefônica visita de Putin à Turquia

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan acordou com seu homólogo russo, Vladimir Putin, a visita do líder russo à Turquia, informou o gabinete presidencial.
Sputnik
O presidente Erdogan realizou uma conversa telefônica com o presidente russo, Vladimir Putin, nesta quarta-feira (2).
"Durante a conversa os líderes chegaram a um acordo sobre a visita de Putin à Turquia", aponta declaração obtida pela Sputnik. Entretanto, a data da visita não foi especificada.
Além disso, Erdogan e Putin discutiram o futuro do acordo de grãos. O presidente turco garantiu ao líder russo que Ancara continuará a fazer esforços para que o pacto alimentar seja retomado.
"Erdogan sublinhou que se a Iniciativa do Mar Negro não funcionar por muito tempo, isso não beneficiará ninguém, os países mais pobres que precisam de grãos serão os primeiros a sofrer", aponta o comunicado do gabinete presidencial turco.
Por sua parte, o Kremlin confirmou que Vladimir Putin delineou a posição de princípio da Rússia em relação à cessação do "pacote" de acordos sobre a exportação de cereais ucranianos dos portos do mar Negro e o desbloqueamento do fornecimento de alimentos e fertilizantes russos.

Destaca-se que, em condições de completa falta de progresso na implementação da parte russa do acordo de grãos, sua extensão seguinte perdeu o sentido. Foi confirmada a prontidão para o retorno de Moscou aos acordos de Istambul assim que o Ocidente cumprir todos os seus compromissos com a Rússia.

Ressalta-se que, levando em consideração as necessidades dos países mais necessitados em alimentos, estão sendo estudadas opções confiáveis para o fornecimento de grãos russos, inclusive gratuitamente.
Esta questão foi substancialmente discutida na cúpula Rússia-África realizada recentemente em São Petersburgo. Foi expressa a intenção de cooperar neste domínio com a Turquia e outros países interessados.
Panorama internacional
Putin: países ocidentais obstruem entregas de grãos da Rússia para países africanos e acusam Moscou
Presidente russo apontou repetidamente que os países ocidentais receberam a maior parte das exportações alimentares, mas o suprimento de grãos para os países necessitados, incluindo países africanos, que foi o principal objetivo do acordo, nunca foi realizado.
Comentar