O incidente ocorreu perto das Ilhas Cook, na parte sul do Pacífico. A bióloga Nan Hauser estava "comunicando" com a baleia e não reparou em um tibarão-tigre que se havia aproximado por trás. Ao ver o predador, a baleia começou a defender a mulher, escondendo-a sob suas barbatanas. Em um momento, o mamífero até empurrou Hauser para fora da água em seu dorso.
Segundo a mergulhadora, este comportamento incomum da baleia durou quase dez minutos. Contudo, apesar do medo, a mulher tentou manter a calma. Hauser disse que perto dela havia também outra baleia que tentou afugentar o tubarão.
Posteriormente, outros mergulhadores e pescadores explicaram este comportamento dos mamíferos, assinalando que as baleias tentaram proteger a mulher do tubarão que, de acordo com eles, tinha cerca de três metros de comprimento.
Hauser apontou que este incidente revela o instinto das baleias de proteger outras espécies de animais, incluindo seres humanos. Ela acredita também que sua experiência possa ser o primeiro caso registrado de proteção de um ser humano do ataque de tubarão por uma baleia.