As fotos do navio foram publicadas pelo portal turco Yoruk Isik na conta do Twitter que informa sobre o movimento de navios militares através do Bósforo.
Turkish Coast Guard TCSG312 & TCSG19 escorted Arleigh Burke-class @USNavyEurope AEGIS guided-missile destroyer USS Carney DDG64 during its Mediterranean-bound Bosphorus transit pic.twitter.com/21Xomz2Rpz
— Yörük Işık (@YorukIsik) 13 de janeiro de 2018
Navios da Guarda Costeira da Turquia TCSG312 e TCSG19 escoltaram o navio de guerra USS Carney DDG64, da classe Arleigh Burk, armado com o sistema Aegis, durante sua passagem através do Bósforo.
Mais cedo foi informado que o USS Carney se tornou o primeiro navio da Marinha norte-americana a entrar no mar Negro em 2018. O navio de combate visitou a Ucrânia no âmbito das manobras Sea Breeze 2017.
O objetivo da visita da embarcação norte-americana foi "aperfeiçoar a segurança e estabilidade marítima, bem como a coordenação de competências e capacidades navais dos aliados e parceiros".
No entanto, isso não pode representar um passo amigável em relação à Rússia, opina o analista militar Mikhail Nenashev.
"É o início da nova linha de pressão agressiva sobre a Rússia, por isso em janeiro e março vamos observar ações norte-americanas não amigáveis tanto em relação à Rússia como ao mundo", sublinhou.