Desafio aceito: China tenciona 'tocar' a Depressão Challenger

© AFP 2023 / STRNavio submarino chinês Jiaolong
Navio submarino chinês Jiaolong - Sputnik Brasil
Nos siga no
Esses novos navios avançados pretendem alcançar 11.000 metros de profundidade e estarão prontos em 2020.

Até 2020, Pequim planeja construir dois submersíveis tripulados para navegar em águas profundas. Os submarinos terão capacidade de descer até 11 mil quilômetros de profundidade, informa a agência estatal chinesa Xinhua, citando o secretário-geral da Associação de Pesquisa e Desenvolvimento de Recursos Minerais Oceânicos da China, Liu Feng.

Liu não proporcionou muitos detalhes do projeto, mas aparentemente um dos submarinos seria a versão modernizada de um submersível existente.

Produção do robô transformador no Vale Oriental da Ciência em Guiyang, China - Sputnik Brasil
'China está se transformando em superpotência científica e técnica'
Ao mesmo tempo, o gigante asiático vem desenvolvendo um submarino não tripulado com o objetivo de alcançar a mesma profundidade. O submarino está sendo construído por um grupo de engenheiros da Universidade de Xangai Jiao Tong, que já demonstraram sucesso ao desenvolver submersíveis do mesmo tipo para o Governo chinês. A construção é realizada no âmbito do programa ambicioso de exploração das águas profundas iniciada por Pequim em 2011.

Quando estes planos se tornarem realidade, os navios chineses conseguirão chegar ao fundo da Depressão Challenger — o lugar mais profundo do oceano, cuja profundidade atinge entre 10.898 e 10.916 metros e situa-se na Fossa das Marianas, perto das Ilhas Marianas.

Segundo informam cientistas da Universidade Jiao Tong, citados pelo Wenhui Daily, o projeto será concluído até 2020. Nesse ano, a China planeja enviar seus submersíveis avançados para essa fossa.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала