Formada em 2001, a Organização para Cooperação de Xangai (OCX) integra atualmente a China, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão, Uzbequistão, Índia e Paquistão.
Além disso, o embaixador sublinhou que a cooperação entre Paquistão e Rússia na área de defesa "está sendo constantemente ampliada e está marcada por frequentes contatos de alto nível".
Ao mesmo tempo, o embaixador paquistanês também prestou atenção à cooperação na mesma área de seu país com EUA. Ele afirmou que as declarações sobre ajuda multimilionária dos Estados Unidos ao Paquistão para a luta contra o terrorismo, não são corretas.
Trata-se do tweet do presidente norte-americano, Donald Trump, segundo o qual Estados Unidos prestaram ajuda financeira ao Paquistão, mas Islamabad não apoiou a luta contra terrorismo e abrigou os rebeldes do Afeganistão.
Ademais, Khalilullah sublinhou que as informações de que os terroristas do Daesh (organização terrorista proibida em vários países incluindo a Rússia) alegadamente fogem da Síria e Iraque para Paquistão, não correspondem à realidade.