O ilhéu batizado como "Ilha das Conchas", que apareceu em abril passado em frente à costa da Carolina do Norte, EUA, acaba de desaparecer, informa a NASA.
Shelly Island: There and Back Again https://t.co/aSolX1vzjz #NASA pic.twitter.com/7pisdlH01l
— NASA Earth (@NASAEarth) 8 de março de 2018
A agência norte-americano publicou uma imagem, captada pelo satélite Landsat 8 e datada de 16 de fevereiro de 2018, em que já não se vê a pequena ilha. Para comparar, na imagem de 7 de julho de 2017 a formação vê-se perfeitamente em frente a Cape Point, Carolina do Norte. Em agosto a ilha cresceu até 11 hectares.
A NASA informa que as causas da formação e evolução da ilha são "complexas e não muito claras", mas acredita-se que foi devido ao acúmulo de areia arrastada por ventos fortes.
"Shelly Island" that formed off #NC coast disappears #ShellyIsland https://t.co/icvXklsd2S pic.twitter.com/mwjZEaOt15
— WFMY News 2 (@WFMY) 10 de março de 2018
Por sua parte, o desaparecimento explica-se com a erosão que ocorre com o tempo nas ilhas barreira e que, no caso da "Ilha das Conchas', foi alimentada por uma série de furacões no outono passado, inclusive Irma, José e Maria.
A "Ilha das Conchas" teve uma vida curta, mas ganhou muita atenção por parte da mídia desde que se formou. Não obstante, a NASA esclarece que a costa e os cabos ao longo da Carolina do Norte "estão constantemente em movimento" e que estas mudanças são normais.