"No que diz respeito aos operadores turísticos que dominam o mercado russo, de acordo com a minha rápida observação, esperamos que cerca seis milhões de turistas russos venham visitar a Turquia este ano. É um bom sinal", disse Kurtulmus, às vésperas da Exposição Internacional de Viagem e Turismo de Moscou (MITT).
"Incentivaremos nossos colegas russos a fazer de marketing na Turquia que atraia visitantes turcos para visitar a Rússia", concluiu Kurtulmus.
Turkish Foreign Minister Mevlut Cavusoglu & Turkish Minister of Culture and Tourism Numan Kurtulmu @Moscow International Travel and Tourism Exhibition (MITT). Newspaper heading reads:“Cultural center named after Turkish poet Yunus Emre to open in Moscow"#Turkey #Russia #Cavusoglu pic.twitter.com/IlMQw7mNuK
— Sputnik Insight (@Sputnik_Insight) March 13, 2018
Os laços entre Moscou e Ancara pioraram significativamente depois que a Turquia derrubou um avião russo Su-24 voando em missão anti-terrorista sobre a Síria. As medidas de retaliação da Rússia contra os turcos incluíram restrições às atividades das organizações turcas em solo russo, congelamento de contratação de trabalhadores turcos por empregadores russos e uma proibição de certas importações de alimentos desde 1º de janeiro de 2016.
Os laços bilaterais começaram a melhorar após o pedido de desculpas oficial da Turquia em junho de 2016 e em 22 de maio de 2017, Moscou e Ancara assinaram um acordo sobre o o cessar mútuo de múltiplas restrições.