A pesquisa é parte do documento "Retratos da Sociedade Brasileira", publicado pelo Ibope junto com a Confederação Nacional da Indústrias (CNI), e foi realizada entre os dias 7 e 10 de dezembro de 2017 com 2 mil pessoas de 127 municípios.
Os dados colhidos e divulgados apontam que o PT tem 19% da preferência dos entrevistados. A soma é quase o triplo do segundo colocado, o MDB, com 7%, e ainda maior que o terceiro, o PSDB, com 6%. O PSOL é o quarto colocado, com 2%. DEM, PCdoB, PDT, PR, PPS, PSB, PSC, PSD, PTB, PV e Novo, têm 1% de preferência cada.
No entanto, 48% das pessoas não declarou preferência por partido nenhum. Apesar de os resultados terem sido divulgados apenas agora, pesquisas mais recentes divulgaram números semelhantes. É o caso da pesquisa do DataFolha, realizada no final de janeiro.
Outras pesquisas vem confirmando essa tendência e demonstram uma recuperação da imagem do partido, que em 2016 chegou a ter somente 9% da preferência dos brasileiros, logo após as eleições municipais.