Os destroços do navio foram encontrados em 17 de março a uma profundidade de 4,2 mil metros, perto das ilhas Salomão.
WWII ship USS Juneau located by #RVPetrel on St. Patrick’s Day—unexpected coincidence since she is best known for the Sullivans, all 5 brothers were lost, along with the other 682 sailors. Only 10 survived the sinking by Japanese torpedoes. https://t.co/FOkRwR6FXc pic.twitter.com/1PZjNP1uHd
— Paul Allen (@PaulGAllen) 19 de março de 2018
Primeiro, um robô autônomo submarino localizou os destroços da embarcação e, depois, um batiscafo guiado confirmou que estes pertenciam ao USS Juneau.
O cruzador norte-americano foi afundado por um torpedo japonês durante a Batalha de Guadalcana, em 1942, matando as 687 pessoas que se encontravam bordo, inclusive os famosos cinco irmãos Sullivan, de origem americano-irlandesa. Após a morte dos irmãos, o Departamento da Defesa dos EUA começou a seguir a chamada Política de Único Sobrevivente, segundo a qual os membros das famílias que perderam militares em serviço são livrados do recrutamento obrigatório.
Vale destacar que a descoberta do navio coincidiu com o Dia de São Patrício, uma data festiva irlandesa importante para os irmãos Sullivan e outros militares que desapareceram há 76 anos.
Em quase dois anos, a expedição conseguiu descobrir quatro navios estadunidenses e destroços de uma embarcação japonesa e outra italiana. Em março passado, a missão encontrou o porta-aviões norte-americano USS Lexington, da época da Segunda Guerra Mundial.