A agência WAM diz que a Autoridade de Aviação Civil Geral dos Emirados Árabes Unidos condenou a "ação provocativa". O órgão disse que não é o primeiro registro de aeronaves militares do Qatar voando próximas demais de aviões civis nos Emirados Árabes Unidos e que a situação já foi denunciada à Organização da Aviação Civil Internacional (OACI na sigla em inglês) — a agência de aviação das Nações Unidas.
A agência de aviação do Bahrein confirmou o incidente e afirmou que dois caças do Qatar voaram sob um Airbus 320 dos Emirados Árabes Unidos que tinha como destino a Itália. A presença das aeronaves militares fez com que o avião civil aumentasse sua altitude. Não foi divulgada o nome da companhia área envolvida.
Os Emirados Árabes Unidos, juntamente com a Arábia Saudita, Bahrein e Egito, impuseram sanções diplomáticas e comerciais ao Qatar em junho de 2017 sob a acusação de que Doha apoia o Irã e extremistas islâmicos. O Qatar nega a acusação e diz que há uma tentativa de interferir em sua política externa.
O Qatar também pediu que a OACI intervenha porque Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Bahrein e Egito fecharam seus espaços aéreos para suas aeronaves.