Polônia anuncia apoio à entrada da Ucrânia na OTAN

© Sputnik / Alexey VitvitskyPrimeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki
Primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki - Sputnik Brasil
Nos siga no
O primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki, conversou por telefone com o primeiro-ministro ucraniano Volodymyr Groysman e garantiu a ele o apoio de Varsóvia ao desejo de Kiev de ingressar na OTAN. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (28) pela assessoria de imprensa do governo polonês.

"Os primeiros-ministros reafirmaram a natureza estratégica da parceria que une nossos países, e o presidente do Conselho de Ministros enfatizou que a Polônia apoia e apoiará as aspirações euro-atlânticas da Ucrânia", disse o comunicado.

Além disso, o primeiro-ministro polonês expressou a esperança de que Kiev possa abolir a moratória sobre a busca e exumação dos restos mortais das vítimas polonesas das guerras e rejeitou a repressão política no território da Ucrânia.

Parada militar no Dia do Exército da Polônia - Sputnik Brasil
Polônia pode cobrar mais de meio trilhão de dólares da Alemanha por reparações de guerra
Por sua vez, Groysman convidou Morawiecki para visitar o Fórum de Segurança de Kiev, segundo o comunicado de imprensa.

As relações entre Kiev e Varsóvia ficaram tensas nos últimos anos, principalmente no contexto de discussões sobre eventos relacionados a questões da memória histórica. 

Varsóvia condena a posição de Kiev sobre a heroísmo da Organização dos Nacionalistas Ucranianos — o Exército Insurgente Ucraniano — assim como atos de vandalismo que tem sido regulares contra memoriais poloneses no território da Ucrânia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала