De acordo com informações do site português Observador, as instalações onde estavam os três helicópteros russos Kamov, que pertencem ao governo português, foram fechadas na terça-feira em razão da movimentação de materiais sem a devida autorização.
"O hangar da ANPC situado em Ponte de Sor, onde se encontra localizada a frota de helicópteros Kamov, propriedade do Estado português, foi na terça-feira interditado pela ANPC em virtude de se ter constatado a movimentação de material da mencionada frota", informou a ANPC em comunicado.
Segundo as autoridades, a empresa Everjets S/A subcontratou a Heliavionics para movimentar material cujo conteúdo não foi revelado, porém sem a devida informação e autorização por parte dos órgãos responsáveis em Portugal. Assim, não restou outra alternativa.
"[A ANPC] encerrou e selou as instalações onde estão guardados os helicópteros do Kamov, expulsando dos hangares equipas russas que procediam à manutenção das aeronaves", continuou a nota.
Ainda de acordo com o Observador, a Everjets lamentou o ocorrido e alertou que os helicópteros poderão não estar disponíveis antes da temporada de incêndios, para as quais as aeronaves vinham sendo preparadas – nos últimos anos, Portugal sofreu com muitos incêndios.
Por sua vez, a ANPC informou que a Everjets já foi acionada e, quando prestados os devidos esclarecimentos, o hangar será reaberto para que sejam "retomados os trabalhos com a normalidade necessária e desejável".