O presidente norte-americano Donald Trump tuitou nesta quarta-feira (11) que as relações entre os EUA e a Rússia estão "piores do que nunca" e propôs "por fim na corrida armamentista".
Our relationship with Russia is worse now than it has ever been, and that includes the Cold War. There is no reason for this. Russia needs us to help with their economy, something that would be very easy to do, and we need all nations to work together. Stop the arms race?
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 11 de abril de 2018
Nossa relação com a Rússia está pior do que nunca, e isso inclui a Guerra Fria. Não há razão para isso. A Rússia deve nos ajudar com sua economia, algo que seria muito fácil de fazer, precisamos que todas as nações trabalhem juntas. Pare com a corrida de armas?
Zakharova não deixou o comentário de Trump sem resposta e retrucou em sua conta do Facebook.
É uma ótima ideia! Proponho começar pela destruição de armas químicas. Norte-americanas
Trump prometeu, em 9 de abril, que no prazo de 24 a 48 horas dará uma resposta relativa a um suposto ataque químico que teria causado dezenas de mortes na cidade síria Douma.
Grupos da oposição armada e organizações não governamentais acusaram tropas governamentais de terem lançado gás cloro sobre Ghouta Oriental, apesar da negação por parte de Damasco.
A Rússia argumenta que o alegado uso de agentes tóxicos em Douma é uma "armadilha" e insiste que os especialistas da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) realizem uma investigação do local.
O presidente dos EUA, através de seu Twitter, ameaçou bombardear a Síria em retaliação pelo suposto ataque químico.