De acordo com os manifestantes, a censura imposta pelo governo foi essencial para a vitória de Orbán nas eleições do último dia 8. Eles exigem uma mudança imediata dessa situação.
Deja-vu: second major anti-Orbán demo in Budapest since his election win, numbers look down on last Sat but still big, this one protesting the "disinformation" state media pic.twitter.com/xShNQA28gM
— Peter Murphy (@MurphyPeterN) 21 de abril de 2018
"Nosso objetivo principal é desmantelar o controle do Fidesz sobre a mídia pública. Mas os partidos da oposição também têm uma tarefa, já que eles também são responsáveis por essa situação na qual estamos", disseram os manifestantes.
Tens of thousands #Hungarians gathering in #Budapest to demonstrate against #orban #WeAreTheMajority #HungaryElections2018 pic.twitter.com/z6aPv8Inca
— Zsuzsanna Szelenyi (@ZSzelenyi) 21 de abril de 2018
Essa é a segunda vez que a capital húngara enfrenta um protesto em massa contra o partido governista Fidesz desde as eleições de 8 de abril. Os participantes pedem às diferentes partes que unam forças para combater o partido nacionalista de direita Fidesz, que agora domina o parlamento.
Orbán entrou em seu terceiro mandato consecutivo com base em uma forte campanha anti-imigração. Seu governo disse que está trabalhando na legislação para conter o fluxo ilegal de imigrantes.