"Além dos aviões modernos Su-57 [caça de 5ª geração], Su-30SM e MiG-29 SMT, na parte aérea da celebração irão participar os MiG-31K modernizados, equipados com o novíssimo sistema de mísseis para aviação Kinzhal", confirmou o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu.
Ademais, de acordo com o ministro, na parada serão demonstrados outros modelos de armas e material militar moderno. Entre eles, sistema de defesa antiaérea Tor-M2, veículos de combate Terminator, veículos robôs Uran-6 e Uran-9, VANT modernos e muito mais.
Vladimir Putin observou que a Rússia não ameaça ninguém e não tem intenção de atacar, no entanto, os novos desenvolvimentos irão garantir a segurança do país.
De acordo com especialistas, o surgimento de tal tipo de armas tornará inútil todo o sistema de defesa antiaérea dos EUA.
Neste contexto, os militares norte-americanos reagiram imediatamente ao discurso de Putin. Assim, John E. Hyten, chefe do Comando Estratégico das Forças Armadas dos EUA, afirmou que os EUA precisam desenvolver um sistema de radares de posicionamento orbital a fim de fazer frente às armas hipersônicas. Segundo ele, o Pentágono reconhece que sistemas de detecção terrestres são insuficientes.