De acordo com os militares, cerca de 7 mil manifestantes teriam participado do ato, marcado por uma série de ações violentas, com direito a tentativas de invasão e de provocar incêndios do lado israelense.
Throughout the day, ~7,000 Palestinians have been rioting along the Gaza border. Violent rioters have been burning tires & hurling rocks at the security fence & IDF troops pic.twitter.com/ws0RYLs1Yo
— IDF (@IDFSpokesperson) 4 de maio de 2018
"Os manifestantes estão empinando pipas com itens em chamas, com a intenção de provocar incêndios em Israel. Além disso, os amotinados lançaram um dispositivo explosivo contra as tropas das IDF, que estão respondendo com meios de dispersão de motim e fogo de acordo com as regras de engajamento", disseram as forças israelenses. "Há pouco, um grupo de desordeiros tentou sabotar a cerca de segurança e se infiltrar em Israel. Eles foram frustrados".
Ainda segundo as IDF, dois drones que participavam de uma missão de documentação na região caíram na Faixa de Gaza durante o protesto, mas sem risco de vazamento de informações importantes.