"A França expressa sua firme desaprovação dos comentários do presidente Trump sobre os ataques de 13 de novembro de 2015 em Paris e pede respeito para a memória das vítimas", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Agnes von der Muhll, em comunicado.
Trump falou sobre as leis de armas na França e na Grã-Bretanha durante um discurso livre na frente de proprietários de armas no Texas na sexta-feira.
"Ninguém tem armas em Paris e todos nós lembramos de mais de 130 pessoas, além de um número tremendo de pessoas que foram horrivelmente, terrivelmente feridas. Você percebe que ninguém fala sobre elas", disse o republicano.
Trump também imitou os terroristas disparando suas armas, dizendo: "Boom. Venha até aqui. Boom, venha até aqui. Boom".
Os atentados de novembro de 2015, organizados pelo Daesh, foram os mais mortais da história da França.
Jihadistas armados com rifles de assalto e coletes suicidas atacara o jogo de futebol entre França e Alemanha, cafés e bares, e na sala de concertos Bataclan um ataque coordenado deixou 130 mortos e mais de 350 feridos.
Os comentários de Trump ocorreram menos de uma semana depois que o presidente francês, Emmanuel Macron, visitou Washington como convidado de honra para uma visita de Estado.
Hollande chamou os comentário de Trump de "vergonhoso" enquanto Valls escreveu no Twitter as seguintes palavras: "Indecente e incompetente. O que mais posso dizer?"