"O Ministério das Relações Exteriores da Rússia informa com muito pesar que no dia 8 de maio de 2018, em Lisboa, faleceu repentinamente o embaixador extraordinário e plenipotenciário da Federação da Rússia na República Portuguesa, Oleg Belous", lê-se no comunicado do ministério russo.
"Era um diplomata notável e profissional de altíssima qualificação, que deu grande contribuição pessoal para a criação da nova arquitetura europeia e para o estabelecimento das relações de parceria com França, Itália, Espanha, Portugal e outros países da Europa", acrescentou.
Além disso, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia expressou suas condolências aos familiares e amigos do diplomata, frisando que o embaixador russo sempre serviu e defendeu os interesses do país.
Entre 1996 e 1998 foi diretor do departamento de colaboração europeia do ministério russo e de 1998 a 2001 trabalhou como representante permanente da Rússia na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).
Entre 2001 e 2013 foi diretor do primeiro departamento europeu do MRE russo. Posteriormente, assumiu cargo superior na embaixada da Rússia em Portugal.
Oleg Belous foi condecorado com vários prêmios, inclusive com a Ordem de Honra.