A construção do navio Admiral Makarov começou em fevereiro de 2012, no estaleiro Yantar. Em 2015, a embarcação estava pronta e no ano seguinte passou por testes no mar Báltico e de Barents.
As fragatas deste projeto são destinadas para conduzir operações militares tanto contra navios de superfície, como contra submarinos, repelir ataques da aviação inimiga individualmente ou em grupo, efetuar ataques de alta precisão contra alvos terrestres e participação de operações antiterroristas e antipirataria.
Prevê-se que até 2020 a Frota do Mar Negro receba no total seis navios-patrulha do projeto 11356. Os primeiros dois, Admiral Grigorovich e Admiral Essen, saíram do estaleiro em 2016. No momento, no Yantar se encontram o quarto e o quinto navio, em diferentes estágios de prontidão – Admiral Butakov e Admiral Istomin.
No ano passado, os navios do projeto 11356 foram apresentados durante uma exibição naval internacional que teve lugar em São Petersburgo. Parceiros estrangeiros da Rússia demonstraram interesse pelas embarcações. Muitos países expressaram sua vontade de negociar a compra desses navios.