União Econômica Eurasiática e Irã assinam acordo para criar zona de livre comércio

© Sputnik / Alexander Astafyev / Acessar o banco de imagensPrimeira sessão do Conselho Intergovernamental da UEE
Primeira sessão do Conselho Intergovernamental da UEE - Sputnik Brasil
Nos siga no
União Econômica Eurasiática (UEE) e Irã assinaram um acordo temporário para estabelecer uma zona de livre comércio durante o fórum econômico em Astana.

O Irã e UEE assinaram um documento provisório nesta quinta-feira para criar uma zona de livre comércio, disse o presidente do conselho da comissão econômica da UEE, Tigran Sargsyan.

Presidente Vladimir Putin da Rússia (R) se reúne com presidente do Irã, Hassan Rohani, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, 28 de setembro de 2015 - Sputnik Brasil
Laços estreitos: Irã pode se unir à zona de livre comércio liderada pela Rússia
"O acordo temporário estipula um mecanismo eficaz de solução de controvérsias, incluindo arbitragem… Ele também cria um comitê conjunto de funcionários de alto escalão e estabelece um diálogo comercial", disse Tigran Sargsyan durante a cerimônia em Astana, no Cazaquistão.

O acordo durará três anos para permitir um acordo completo em uma zona de livre comércio.

"Nossos negociadores já definiram um objetivo de longo prazo para os próximos três anos para chegar a um acordo completo sobre uma zona de livre comércio", anunciou Sargsyan.

É o primeiro passo na racionalização do comércio entre a república islâmica e o bloco de cinco nações, que inclui a Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão e Rússia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала