Navios dos EUA realizam manobras perto das ilhas disputadas no mar do Sul da China

© REUTERS / Danny Kelley/Cortesia da Marinha dos EUADestróier USS Wayne E. Meyer, da classe Arleigh Burke, no mar do Sul da China, 11 de abril de 2017 (arquivo)
Destróier USS Wayne E. Meyer, da classe Arleigh Burke, no mar do Sul da China, 11 de abril de 2017 (arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Dois navios da Marinha dos Estados Unidos passaram perto das disputadas ilhas Paracel, no mar do Sul da China, informou a agência Reuters, citando funcionários públicos estadunidenses.

De acordo com a fonte, o destróier USS Higgins e o cruzador de mísseis USS Antietam passaram a 12 milhas náuticas (22 quilômetros) das ilhas Paracel.

A agência sublinha que os navios realizaram manobras perto das ilhas Triton, Woody, Tree e Lincoln.

Porta-aviões norte-americano Theodore Roosevelt no mar do Sul da China - Sputnik Brasil
Pequim não mudará postura sobre mar do Sul da China apesar da pressão, opinam analistas
A China, assim como outros países da região (o Japão, o Vietnã e as Filipinas) tem algumas disputas quanto às fronteiras marítimas e zonas de responsabilidade no mar do Sul da China e no mar da China Oriental.

Para a China, as Filipinas e o Vietnã utilizam propositadamente o apoio dos EUA para escalar a tensão na região. Washington, por sua parte, afirma que Pequim está construindo ilhas artificiais, transformando-as em estruturas militares e ampliando assim as suas águas costeiras. A China nega as acusações.

Em 2016, o Tribunal Permanente de Arbitragem de Haia decidiu, após uma demanda das Filipinas, que a China não pode reclamar territórios no mar do Sul da China. Segundo a decisão do tribunal, os territórios disputados do arquipélago Spratly não são ilhas nem formam uma zona econômica exclusiva, mas Pequim não aceitou tal decisão.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала