Ao celebrar uma missa ao ar livre em Óstia, povoado litorâneo junto à capital italiana, o pontífice exortou os fiéis a derrubar os muros dos códigos sociais conhecidos na Itália como omertà e entregar os mafiosos às autoridades.
Confira imagens da procissão com o Santíssimo presidida pelo #PapaFrancisco no litoral romano, em #Ostia. A Santa Missa e a procissão se concluíram com a bênção eucarística. #CorpusChristi pic.twitter.com/bLrVpojLXc
— Vatican News (@vaticannews_pt) 3 de junho de 2018
"Jesus deseja que os muros da indiferença e da omertà sejam demolidos, que as grades dos abusos e arrogâncias sejam removidas, que os caminhos da justiça, do decoro e da legalidade sejam abertos", disse Francisco em seu discurso de Corpus Christi.
De acordo com o papa, para atender ao desejo de Jesus, seus seguidores precisam se doar aos outros, deixando de viver exclusivamente para si mesmos, e isso deve se traduzir nas práticas cotidianas.
"A Eucaristia convida a deixar-nos levar pela onda de Jesus, não ficar arenados na praia à espera que chegue qualquer coisa, mas zarpar livres, corajosos, unidos."