'Defesa e Diálogo': OTAN anuncia progressos nas relações com Rússia

© REUTERS / Francois LenoirO secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, instrue a mídia durante uma reunião dos ministros de defesa da OTAN na sede da Aliança, em Bruxelas, Bélgica, 14 de junho de 2016
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg,  instrue a mídia durante uma reunião dos ministros de defesa da OTAN na sede da Aliança, em Bruxelas, Bélgica, 14 de junho de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Secretário-Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, comentou nesta segunda-feira (11) os progressos nas relações entre a Aliança do Atlântico Norte e a Rússia.

"Todas as ações da OTAN são de natureza defensiva, proporcionadas e consistentes com as obrigações internacionais. A OTAN está comprometida com uma abordagem dualista à Rússia: defesa e diálogo. Fizemos progressos em ambas as áreas", disse Stoltenberg em uma entrevista coletiva após a reunião com o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte.

Soldados dos EUA durante as manobras Siber Strike 2018 na Lituânia - Sputnik Brasil
Quem fica mais prejudicado com os exercícios da OTAN no Báltico?
No mês passado, foi realizada uma reunião do Conselho Rússia-OTAN. Durante a cúpula, as partes apresentaram suas avaliações dos fatores que afetam a relação entre Moscou e a Aliança no âmbito da segurança militar, discutiram maneiras de reduzir as tensões e trocaram dados sobre os próximos exercícios deste ano.

Nos últimos anos, a Rússia vem denunciando a atividade sem precedentes da OTAN perto de suas fronteiras ocidentais. A OTAN tem alargado as iniciativas, qualificando-as como "contenção da agressão russa". O porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, afirmou que a Rússia não representa ameaça para ninguém, contudo, o país não deixará sem atenção as ações potencialmente perigosas para os seus interesses.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала