As medidas serão adotadas pela Comissão Europeia, cuja próxima reunião agendada é 20 de junho, segundo a Reuters. As tarifas devem estar em vigor no final de junho ou início de julho.
"Os Estados-membros hoje apoiaram unanimemente o plano da comissão para a adoção de medidas de reequilíbrio nas tarifas dos EUA sobre o aço e o alumínio", disse uma fonte da Comissão Europeia à AFP, sob condição de anonimato.
"A UE exercerá seus direitos sobre os produtos norte-americanos avaliados em até 2,8 bilhões de euros (US$ 3,3 bilhões) em comércio, conforme notificado à OMC", acrescentou a fonte da comissão na mesma entrevista.
As medidas de retaliação atingirão as emblemáticas exportações americanas, como as motocicletas Harley-Davidson, o uísque bourbon, o jeans e outros produtos.
Os EUA recentemente impuseram tarifas sobre aço e alumínio provenientes de seus aliados na União Europeia, no México e no Canadá. As penalidades comerciais, 25% sobre o aço importado e 10% sobre o alumínio importado, entraram em vigor em 1º de junho.