O jogo começou difícil para o Brasil, mostrando muita dificuldade de superar a marcação forte da Suíça. Aos 11 minutos, Paulinho tem a primeira chance clara de gol do jogo, mas chuta fraco e para fora.
No entanto, aos 19 minutos do primeiro tempo, Philippe Coutinho abriu placar com chute de fora da área no ângulo.Um golaço.
Os primeiros 30 minutos de jogo tiveram poucas chances de gol e posse de bola equilibrada. A Suíça, como esperado, foi o time que recuperou mais bolas até então, além de dar mais botes, demonstrando a postura defensiva.
O 1º tempo da partida se encerrou em Rostov com o Brasil à frente no placar. O jogo, no entanto, se mostrou equilíbrado, com a Suíça desarmando bem o Brasil e com a marcação bem posicionada. Os times chutaram pouco a gol, com ligeira superioridade do Brasil nesse aspecto, o que mudaria na segunda etapa. Foram 5 chutes brasileiros contra 2 suíços, no entanto, apenas 3 chutes do Brasil levaram perigo, enquanto a Suíça o fez nas duas oportunidades que teve.
Suíça empata no 2º tempo, Brasil chuta mais, porém sofre com a marcação
A segunda metade do jogo começou com um cartão amarelo para o brasileiro Casemiro por falta no campo de ataque. Foi o segundo cartão amarelo da partida.
Aos 5 minutos da segunda etapa, a Suíça empatou o jogo com gol de cabeça de Zuber. Os jogadores brasileiros reclamaram de falta do atacante sobre o zagueiro Miranda e pediram o uso do árbitro de vídeo, mas o juiz se recusou a utilizar o recurso.
Após o gol da Suíça, a partida a ficou tensa e disputada. Aos 12 minutos, a bola sobrou para Neymar que acertou a rede pelo lado de fora após dividida com os jogadores suíços. Neymar saiu mancando da jogada, assustando os torcedores. Aos 14 minutos, Casemiro deixou o campo para a entrada de Fernandinho. Ambos são volantes.
O jogo seguia truncado e as seleções conseguiam poucos espaços para atacar. Aos 22 minutos, o técnico brasileiro, Tite, substituiu Paulinho e colocou Renato Augusto em seu lugar.
No minuto seguinte, Neymar recebeu falta dura na intermediária e o juiz mostrou o terceiro cartão amarelo da partida, para o suíço Behrami.
Passados 30 minutos de jogo, a Suíça mantinha o Brasil imobilizado, e as chances da seleção brasileira paravam na defesa.
Aos 33 minutos, Tite colocou Roberto Firmino em campo no lugar de Gabriel Jesus. A Suíça, que mexeu no time ao 24 minutos para colocar Zakaria no lugar de Behrami, aproveitou a mexida no Brasil para tirar o atacante Seferovic e colocar o também atacante Embolo em campo.
Já perto do final da partida, os suíços tentavam manter a posse de bola para segurar o resultado. Brasil tinha dificuldade de recuperar a bola.
Os últimos minutos foram de pressão do Brasil. Com quase 45 minutos do segundo tempo, o time teve grande chance com cruzamento de Neymar e cabeçada de Fernandinho. Goleiro suíço defendeu. Logo em seguida, Miranda ainda teve boa chance ao acertar um chute forte, que saiu à direita do gol suíço.
O Brasil terminou a partida tendo chutado 20 vezes a gol, acertando 9 chutes com perigo. A Suíça teve apenas 6 chutes, mas foi mais precisa, levando perigo ao gol brasileiro em 4 oportunidades. Phillipe Coutinho foi eleito o homem da partida.
Com o empate, o Brasil terminou em 2º lugar do grupo, empatado com a Suíça em número de pontos. A Sérvia lidera devido à vitória sobre a Costa Rica na manhã deste domingo (17).
Brasil e Suíça voltam a campo na sexta-feira (22). O Brasil enfrenta a Costa Rica, em São Petersburgo. Já a Suíça enfrenta a Sérvia em Kaliningrado.