Crise sem fim: Irã descarta a possibilidade de conversar com Trump

© AP Photo / Amir KholousiLançamento de um míssil balístico pelo Irã
Lançamento de um míssil balístico pelo Irã - Sputnik Brasil
Nos siga no
O porta-voz do governo iraniano, Mohammad Baqer Nobakht, disse nesta terça-feira que não há opção de Teerã se envolver em negociações com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em meio às consequências da retirada de Washington do acordo nuclear com o Irã.

No domingo, a mídia iraniana informou que 100 ativistas iranianos assinaram uma carta aberta à liderança do país pedindo negociações com Washington acerca das novas tensões crescentes.

"Não há base para negociações com tal pessoa [Trump], mas agora estamos negociando com a Europa e, principalmente, o ministro de Relações Exteriores e seus representantes estão negociando fora do Irã", afirmou Nobakht, citado pela agência de notícias local Fars.

Former Israeli energy minister Gonen Segev (C) appears at the Tel Aviv district tribunal 22 April 2004 - Sputnik Brasil
Traição: Israel prende ex-ministro acusado de espionar para o Irã

O porta-voz acrescentou que, enquanto Teerã considera as conversações como uma possível ferramenta para lidar com as tensões, "não há razão para conduzir negociações com tal pessoa", referindo-se a Trump.

As relações entre Teerã e Washington estão tensas há muito tempo, mas atingiram uma baixa histórica no mês passado depois que Trump decidiu retirar-se unilateralmente do acordo nuclear com o Irã, apesar do cumprimento de Teerã, e reimpor as sanções anti-iranianas.

No final de maio, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, listou 12 exigências apresentadas por Washington para Teerã após a decisão de Trump de desistir do acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Integral Conjunto (JCPOA).

Pompeo exigiu que o Irã cumprisse as disposições do JCPOA e modificasse suas políticas domésticas e internacionais. O secretário de Estado também disse que os Estados Unidos deteriam o Irã por todos os meios, incluindo ações militares, e prometeram encontrar parceiros para implementar sua estratégia anti-Irã.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала