Os submarinos polivalentes nucleares da classe Virginia são considerados uns dos melhores de seu tipo que hoje em dia continuam sendo amplamente utilizados pela Marinha dos EUA, assinalou a edição.
A construção dos submarinos da classe Virginia na versão Block V se iniciará em 2019. Estes serão dotados de módulos de carga útil. Cada módulo será composto por quatro lançadores com sete mísseis cada. Entretanto, os norte-americanos também têm outros planos no que se refere à modernização de submarinos da classe Virginia.
Conforme o Plano de Evolução de Submarinos Táticos (TSEP, sigla em inglês), a Marinha dos EUA pretende renovar os submarinos à medida do surgimento de novas tecnologias, sem aguardar pela modificação Block VI. Dessa forma, desaparecerá a diferença entre os "blocos" V, VI, VII e os submarinos promissores que substituirão o Virginia.
Contudo, a Marinha dos EUA encara um problema sério, apontou a mídia. É que o potencial de modernização dos submarinos da classe Virginia praticamente se esgotou. Em algum momento, a Marinha dos EUA precisará passar a utilizar submarinos novos, embora tenha sido planejado fazê-lo só depois de 2034. No momento, não se sabe se esses submarinos surgirão antes ou depois da data prevista.
Segundo a edição, os EUA se vêm forçados a modernizar permanentemente sua frota submarina para poder responder a novas ameaças tais como, por exemplo, os submarinos russos do projeto 855 Yasen.