O recorde de alcance e duração de voo foi estabelecido em 2010 por dois bombardeiros Tu-160 ao permanecerem no ar por quase 20 mil quilômetros durante praticamente um dia. Essa conquista ainda é única, segundo os relatórios do Livro de Recordes das Forças Armadas da Rússia publicado no site do Ministério da Defesa.
"Em 9 de junho de 2010, dois bombardeiros Tu-160 da base aérea 6950 […] estabeleceram um recorde de alcance e duração de voo ao percorrer cerca de 20 mil quilômetros em 24 horas e 24 minutos no ar. Não há mais ninguém que tenha voado por mais tempo em aeronaves dessa classe", diz o relatório.
Nota-se que o voo decorreu em regiões remotas ao longo da costa norte do Canadá sobre o oceano Ártico e as águas neutras do Pacífico.
O especialista em aviação russo Viktor Pryadka, disse em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik que as aeronaves da família Tu têm um grande potencial, principalmente o Tu-160 em virtude de sua construção única.
"A aeronave é capaz de levantar munições de até 25 toneladas e essa carga considerável pode ser transportada, com reabastecimento de combustível, para praticamente qualquer parte do planeta", comentou Pryadka.
Ele também enfatizou que a aeronave possui velocidade supersônica que permite evitar a colisão com sistemas de defesa antiaérea do adversário.
"O Tu-160 é um defensor formidável do nosso território. E seu recorde prova que a aeronave tem potencial para futuros desenvolvimentos: possibilidade de uso de equipamento eletrônico moderno e sistemas eletrônicos especiais capazes de escondê-lo dos monitores dos radares do adversário potencial", conclui o analista.
O Livro de Recordes das Forças Armadas da Rússia é um recurso informativo único do Ministério da Defesa da Rússia, relatando sobre eventos, resultados, locais, datas e horários dos recordes do exército russo. O recurso digital será constantemente atualizado com as novas conquistas militares.