O túmulo negro foi encontrado em uma tumba na cidade egípcia de Alexandria, no início de julho. É considerado o maior sarcófago já descoberto em Alexandria.
O achado levantou muitas perguntas, sobre tudo para que uma pessoa precisaria de uma tumba tão grande, que artefatos poderia esconder e em que poderia resultar a abertura do sarcófago.
Egypt after opening that mysterious Black Sarcophagus pic.twitter.com/GQfIX2Tn0U
— F.A.C. (@ROTLD_2) 17 de julho de 2018
"O Egito após ter aberto o misterioso sarcófago negro"
This is probably fine, and definitely not the thing that happens right before the foolhardy archaeologists ignore the ancient prophesy and unleash our doom.https://t.co/PTmcZfkT8H
— Robert McNees (@mcnees) 11 de julho de 2018
"Isso provavelmente é bom, e definitivamente não é o que aconteceria pouco antes que os arqueólogos imprudentes ignorassem a antiga profecia e liberassem nossa destruição"
Vale destacar que o sarcófago misterioso está coberto com uma camada grossa de argamassa, sugerindo que não foi aberto desde o período da dinastia ptolomaica, ou seja, entre 305 a.C. e 30 a.C. Isso significa que, independente do que estiver dentro da tumba, estará intacto. Foi este fato que assustou alguns internautas mais alarmados.
They found this black granite sarcophagus in Alexandria and that’s really cool and all but if the movies have taught me anything…guys…don’t open that. Just don’t. Leave it alone. pic.twitter.com/l770a8hT3T
— Catherynne Valente (@catvalente) 12 de julho de 2018
"Eles descobriram este sarcófago negro de granito em Alexandria e isso é muito legal; mas se tem algo que aprendi em filme é que…gente…não abra isso. Apenas não abra. Deixe isso quieto"
Alguns usuários sugeriram que a descoberta do túmulo junto com um círculo de pedras antigo do Neolítico, achado recentemente na Irlanda, é um sinal de apocalipse iminente ou uma campanha de marketing extremamente sofisticada para o novo filme sobre Indiana Jones.
Mexican earthquake reveals new Mayan Temple, drought shows up massive Neolithic henge in Ireland and then there’s the enormous black sarcophagus found in Egypt. It’s either the end of days or a really cunning promotion campaign for the next Indiana Jones movie
— Kate Griffin (@KateAGriffin) 18 de julho de 2018
"O terremoto no México revela o novo Templo Maia, a seca mostra um enorme círculo de pedras do Neolítico na Irlanda e agora esse enorme sarcófago negro encontrado no Egito. É o fim dos tempos ou uma campanha de promoção realmente hábil para o próximo filme de Indiana Jones"
Black sarcophagus in Egypt. Unknown henge surfacing in Ireland. I dunno, you wait around for ages for an apocalypse and then they all turn up at once.
— Adrian Bott (@Cavalorn) 11 de julho de 2018
"Sarcófago negro no Egito. Desconhecido círculo de pedras revelado na Irlanda. Não sei não, você espera por séculos pelo apocalipse e aí eles aparecem todos de uma só vez"
Porém, deixando de lado sugestões assustadores, o maior obstáculo talvez seja entender como abrir o sarcófago. Mover o túmulo de quase 30 toneladas não será fácil. Os especialistas terão que levantá-lo inteiro com uma escavadeira ou abrir o sarcófago no próprio lugar e remover a tampa e a base separadamente.