Quasares são buracos negros supermassivos que se encontram nos centros das galáxias. Eles estão entre os objetos mais luminosos, poderosos e energéticos do Universo.
Lamparinas espaciais
Quando um quasar se vira em direção à Terra, torna-se extremadamente brilhante e neste caso são chamados de blazares. A intensidade luminosa dos blazares muda-se rapidamente com frequência e, por isso, durante vários anos as razões dessa alteração continuavam enigmáticas para os cientistas.
De acordo com a pesquisa publicada nos jornais MNRAS e Astrophysical Journal, os astrônomos russos se aproximaram do esclarecimento desse fenômeno, observando um dos blazares mais brilhantes jamais conhecidos — o núcleo da galáxia 3C 279 na constelação de Virgo. Ademais, eles também estudaram mais um quasar que se situa na constelação de Pegasus (CTA-102).
Faróis do Universo
Após várias pesquisas através de muitos aparelhos técnicos, os astrônomos concluíram que as mudanças na estrutura energética emitida por quasares e sua posição no espaço, influenciam na intensidade de sua luz.
Além disso, ao observar o buraco negro na galáxia 3C 279, eles notaram vestígios de ondas de choque na energia emitida. Supõe-se que isso pode romper a estrutura dela e expelir uma parte da matéria para o espaço.
Os autores do estudo esperam que as futuras observações os ajudem a entender a verdadeira razão da alteração da intensidade de luz de quasares e revelar que papel os buracos negros desempenham na formação e evolução de galáxias.