Em comparação com os paraquedas tradicionais, o dispositivo, batizado de Shans (chance), permite saltar de maneira segura da altitude mínima 30 metros, o que equivale a um edifício de nove pisos.
O Shans consiste de três paraquedas que se abrem automaticamente e não requer uma preparação especial. O dispositivo pode suportar um peso entre 50 e 120 quilos.
Segundo explicou o diretor-geral da Rostec, Sergei Chemezov, "devido à crescente urbanização, se constroem cada vez mais edifícios de muitos andares". O novo paraquedas permitirá simplificar as operações de evacuação no caso de incêndio.
Por sua vez, o diretor-geral do grupo industrial Tecnodimanica, Igor Nasenkov, indicou que o paraquedas já passou os testes preliminares e não só pode ser usado em edifícios residenciais, mas também em hotéis e edifícios de escritórios.
Em 25 de julho, a Rostec abriu na região russa de Vladimir uma fábrica destes equipamentos, tanto civis, como militares, o que permitirá à empresa triplicar a produção de paraquedas.