De acordo com o portal, as primeiras informações sobre o projeto surgiram ainda em 2015. Os drones submarinos do tamanho de um ônibus serão equipados com mini torpedos.
"Sabíamos sobre o programa Cephalopod desde 2015, mas até o último momento este projeto permanecia ofuscado por outro projeto russo, o supertorpedo Status-6 (chamado também de Poseidon)", assinalou o especialista em armas navais H I Sutton.
De acordo com o analista, trata-se de um "caçador de submarinos", equipado com torpedos térmicos de pequeno porte. Embora possuam um alcance curto e uma ogiva pequena, em condições de combate são capazes de eliminar um submarino adversário, ao furar seu casco.
New article #Russia Cephalopod Armed Autonomous Underwater Vehicle (AUV) https://t.co/zUxuMoO21U pic.twitter.com/P6hBhbXWeT
— H I Sutton (@CovertShores) 31 de julho de 2018
Uma das áreas de utilização do Cephalopod pode ser o acompanhamento de portadores de mísseis estratégicos durante missões de patrulha naval. Além disso, serão capazes de proteger portos e outras instalações navais, bem como operar em mares continentais, como mar Negro e mar Báltico.
As particularidades de sua construção asseguram uma alta capacidade de manobra.