Os mísseis deste tipo possuem um nariz "cuneiforme" que melhora a sustentação em velocidades hipersônicas, utilizando as ondas de choque que surgem durante o voo. De fato, um veículo Waverider desliza pela beira do fluxo de ar criado devido à sua aceleração, escreveu neste sábado (4) a edição russa Russkoe Oruzhie.
CAAA successfully test flew waverider hypersonic flight vehicle 星空/Sky star-2 in the northwest test range on Friday morning, the rocket completed active phase turning, stage/fairing separation, flight vehicle autonomous flight and high maneuvering turning in 10 minutes' flight. pic.twitter.com/LhR3OrJuRy
— dafeng cao (@dafengcao) 3 de agosto de 2018
De acordo com a edição, o primeiro teste de voo do Star Air-2 foi levado a cabo no dia 3 de agosto no polígono no nordeste da China. O aparelho lançado logo se livrou da carenagem aerodinâmica, ganhou velocidade e ao longo de 10 minutos efetuou manobras no âmbito do programa.
Anteriormente, surgiram informações não confirmadas de que a China teria testado um míssil aerobalístico antinavio, portado por um bombardeiro estratégico H-6K. Pelo seu propósito e alcance a nova arma é comparável com o míssil hipersônico russo Kinzhal.