O presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) Daniel Bramatti esclarece que a inspiração do projeto veio do First Draft, que fez um empreendimento semelhante em 2017 nas eleições francesas.
O jornalista esclarece que a equipe faz um monitoramento das informações que circulam nas redes sociais para identificar conteúdos enganosos. Após escolherem uma informação para ser conferida, profissionais de um dos veículos fazem a checagem, mas o resultado só é publicado após outros 2 veículos conferirem, para evitar erros.
"Se a gente observa que tem um conteúdo falso, mas ele está circulando só em um grupo muito pequeno, a gente prefere observar e, se a gente detecta que ele está se espalhando, aí a gente age".
"Uma diferença muito importante em relação à eleição anterior é que a difusão da internet aumentou muito, a internet móvel se expandiu muito nos últimos 4 anos. Da mesma forma os hábitos dos brasileiros de interagir mais com notícias via redes sociais, isso teve um incremento importante. Nesse momento, as pessoas estão mais expostas ao conteúdo que circula nas redes. E como parte desse conteúdo é falso, enganoso, isso certamente vai ter um impacto maior do que na eleição anterior."
Para receber denúncias de conteúdos suspeitos no WhatsApp, o Comprova criou um número: