A maioria dos carros foi queimada em Gotemburgo, a segunda maior cidade do país, e em Trollhaettan, localizada a cerca de 70 quilômetros dali. Em Trollhattan, cerca de 30 a 40 pessoas encapuzadas bloquearam as ruas e atiraram pedras nas pessoas uniformizadas que tentavam se aproximar do local dos incêndios.
Dozens of vehicles have been set on fire in western #Sweden in what appears to be a series of coordinated arson attacks; people dressed in all black fled the scenes. pic.twitter.com/sgYPI939gH
— Instant News Alerts (@InstaNewsAlerts) 13 de agosto de 2018
Segundo relatos da mídia local, os incêndios começaram por volta das 21h do horário local do dia 13 de agosto (2h em Brasília do dia 14 de agosto), com a diferença de alguns minutos, quase de maneira sincronizada.
"Registramos muitos incêndios na mesma tarde em um tempo muito curto e em muitos lugares diferentes", disse a polícia.
New video. #Gothenburg #Sweden pic.twitter.com/iHre1XJai9
— Raveen Aujmaya (@raveenaujmaya) 13 de agosto de 2018
O fogo foi controlado em todos os lugares antes da meia-noite e nenhum caso de ferimento foi registrado. A polícia sueca acredita que esses eventos estão correlacionados e os criminosos coordenaram suas ações nas redes sociais.
Os policiais interrogaram vários jovens que estavam perto do local, mas sua conexão com os incidentes não pôde ser comprovada.
Na manhã de 14 de agosto, as autoridades ainda não haviam realizado a prisão de suspeitos.