O Evolved Sea Sparrow Missile Block II (ESSM), é uma nova versão de um sistema existente de armas, o Sea Sparrow, que atualmente está protegendo porta-aviões, destróieres, cruzadores, navios de desembarque anfíbios e outras embarcações contra mísseis antinavio e outras ameaças de superfície e aéreas de curto alcance, segundo foi publicado por Kris Osborn na revista The National Interest.
Os atuais mísseis ESSM utilizam um sistema de guiamento semiativo, significando que o míssil pode receber sinais eletromagnéticos enviados pelo iluminador e refletidos do alvo. O guiamento "ativo" do ESSM Block 2 inclui a tecnologia do iluminador, incorporada no próprio míssil, podendo receber e enviar importantes sinais eletromagnéticos.
O iluminador é um sinal de radiofrequência que é refletido do alvo, sendo que a antena no nariz na seção guiada do míssil vê a energia refletida e então introduz correções para interceptar essa energia refletida.
O ESSM Block 2 é descrito pela Marinha norte-americana como parte do sistema de defesa por camadas, que integra uma série de armas, sensores e interceptores para detectar e destruir ameaças a distâncias variadas.