Em breve as Forças Armadas dos EUA adotarão sistemas móveis de guerra eletrônica EWTV (Electronic Warfare Tactical Vehicle), informou a edição Breaking Defense. Trata-se de um veículo de transporte blindado International MaxxPro dotado do sistema de guerra eletrônica Crew Duke.
Contudo, o novo sistema é inferior aos análogos russos de meios móveis de guerra eletrônica testados na Síria, escreveu a edição. De acordo com ela, na República Árabe as tropas russas utilizaram os seguintes sistemas de guerra eletrônica: Leer-3, Krasukha, Moskva-1, Zoopark-1 e Garmon.
Em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, o especialista militar Viktor Murakhovsky comentou a matéria da Breaking Defense.
"É um fato bem conhecido que os EUA estão atrasados no que se refere ao nível de desenvolvimento de meios de guerra eletrônica, o que inclusive foi admitido em documentos das Forças Armadas dos EUA", recordou o especialista.
"Sendo assim, não houve uma demanda tão grande por estes meios, e por isso os trabalhos nessa direção também não têm sido suficientes", concluiu o analista.