O caça furtivo de quinta geração designado para o 58º Esquadrão de Caça teve uma falha técnica nos céus da Florida, forçando-o a um pouso de emergência por volta das 12h50 locais (13h50 de Brasília).
Os bombeiros chegaram rapidamente ao local para retirar o piloto do caça, não tendo havido feridos no incidente. Além disso, as causas da falha durante o voo e o motivo do trem de pouso do nariz ter sucumbido ainda são desconhecidas, entretanto, uma investigação sobre o incidente está sendo realizada. A extensão dos danos na aeronave também é desconhecida.
"O F-35A passou por uma emergência em voo e retornou para base. A aeronave pousou em segurança na pista quando o trem de pouso do nariz sucumbiu", afirmou em comunicado a 33ª Asa de Caças, uma divisão de formação profissional de voo em F-35.
After a mid-air emergency forced an F-35A fighter jet to return to Eglin Air Force Base, the plane’s landing nose gear collapsed, leaving the 5 generation fighter face down on the runway. F-35 assigned to the 58th Fighter Squadron.The incident happened around 12:50 PM Wednesday. pic.twitter.com/AjbjO6zbFy
— Kevin Sky🎖️ (@EmirLouise) 22 de agosto de 2018
Após situação de emergência em voo, forçando um caça F-35 retornar à base da Força Aérea de Eglin, o trem de pouso do nariz sucumbiu após o pouso, deixando o caça de quinta geração de nariz na pista. O F-35 designado para o 58º Esquadrão de Caça. O incidente ocorreu por volta das 12h50 locais (13h50 de Brasília), na quarta-feira.
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que o notável F-35, construído pela Lockheed Martin, sofre problemas com o trem de pouso. Um recente relatório do Pentágono noticiou que algumas versões do F-35 tiveram "inesperadas fissuras no trem de pouso principal e na estrutura", reportou o Defense News.