'Ponto de não retorno': conseguirá humanidade evitar apocalipse climático?

CC0 / Pixabay/avtar / Aquecimento global no planeta
Aquecimento global no planeta - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os cientistas tentam estabelecer se a humanidade terá ainda algum tempo para salvar o planeta de drásticas mudanças do clima ou se já perdeu sua última chance.

Se os governos não agirem de forma decisiva antes de 2035 para combater a mudança climática, é pouco provável que o aquecimento global possa ser contido em 2 graus Celsius em relação aos níveis pré-industriais, conforme estabelecido no Acordo de Paris.

A essa conclusão chegaram cientistas holandeses após criar um modelo de alterações do clima no computador.

Além disso, mesmo se se quiser manter a taxa média de aumento das temperaturas globais em 1,5 graus Celsius, já não se conseguirá fazê-lo, pois foi ultrapassado o prazo final para começar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, avisam especialistas.

Um dos pesquisadores da equipe, Matthias Aengenheyster, explicou as razões para usar o conceito de "ponto de não retorno" para essa situação. O termo é "muito útil para atualizar o debate sobre a urgência de tomar medidas climáticas", de acordo com um comunicado divulgado em 30 de agosto pela União Europeia de Geociências.

Mudanças climáticas (apresentação artística) - Sputnik Brasil
Cientistas avisam: aquecimento global ameaça humanidade com fome devastadora
Seu colega Henk Dijkstra, professor da Universidade de Utrecht, disse que "resta muito pouco tempo até que as metas de Paris se tornem inviáveis, mesmo no caso de estratégias drásticas de redução de emissões". Segundo suas estimações, há 67% de probabilidade de que o tempo restante seja suficiente para atingir a meta. O sucesso depende de velocidade com qual a humanidade venha a reduzir as emissões, usando as energias renováveis.

O aumento da participação de fontes limpas na produção de energia a uma taxa anual de 5% só alcançaria o efeito desejado se os governos implementassem a utilização dessas tecnologias de maneira sustentável desde 2027, previu o estudo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала