As fotos dos elementos do sistema autônomo de controle do míssil foram tiradas por especialistas do instituto de pesquisas NII-885 (antecessor do RKS) e recolhidas em um álbum em 1950. Até a data, o álbum permaneceu inacessível para o público em geral.
Nota-se que o R-1 era um análogo do míssil alemão V-2, que os especialistas soviéticos, inclusive os do instituto, estudaram depois da guerra. No dia 13 de maio de 1946, as autoridades soviéticas deram início ao surgimento da indústria espacial e de mísseis.
O sistema de controle autônomo do R-1 foi resultado da análise do análogo alemão pelos engenheiros soviéticos. Eles estudaram e reproduziram completamente o sistema de controle do V-2. Depois, com base nele, os engenheiros soviéticos elaboraram seu próprio sistema com utilização de materiais e elementos nacionais.
A assessoria de imprensa detalhou que durante a produção dos elementos do sistema de controle autônomo os engenheiros tiveram que superar várias dificuldades de caráter técnico, bem como levar em conta a ausência na URSS da necessária base de componentes.
Assim, a fabricação de vários componentes foi iniciada especialmente para este projeto simultaneamente com os testes dos primeiros protótipos do míssil.