"Vou para o Kosovo amanhã e começo minha visita a partir do Lago Gazivode com uma visita ao centro ambiental lá", disse Vucic.
Em 2008, as autoridades de Kosovo declararam, unilateralmente, a independência da Sérvia. A Sérvia ainda considera Kosovo como sua Província Autônoma de Kosovo e Metohija. Em 2013, foi assinado o Acordo de Bruxelas sobre a normalização das relações entre Sérvia e Kosovo, quando a União Europeia persuadiu a Sérvia a cooperar com o Kosovo. Em 2015, foi assinado um acordo para a formação da associação autônoma de regiões dominadas pelos sérvios em Kosovo.
Anteriormente, uma fonte diplomática em Bruxelas disse à Sputnik que a União Européia contava com um acordo global e juridicamente vinculativo entre a Sérvia e Kosovo até a primavera de 2019.
Em agosto, o presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, disse que preferia dividir Kosovo por linhas étnicas para evitar conflitos. De acordo com esse plano, a Sérvia abriria mão de suas áreas ao sul, a maioria habitada por albaneses, para os territórios do Kosovo onde prevalece a população sérvia. O presidente da autoproclamada república do Kosovo, Hashim Thaci, rejeitou esse plano.