A Força Aérea indiana (IAF) completou com sucesso o reabastecimento real de um caça de construção nacional Tejas MK1. A fabricante indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL) anunciou que o Tejas recebeu a transferência de 1.900 kg de combustível do IAF Il-78, um reabastecedor de combustível em voo.
O procedimento foi realizado a uma altitude de 20.000 pés e à velocidade de 270 nós, reabastecendo todos os tanques internos e auxiliares. O sucesso do teste é considerado como um grande salto para o desenvolvimento e eleva as chances de o caça obter o certificado de liberação operacional, fazendo com que a Índia se junte ao grupo de elite dos países que desenvolveram sistemas de reabastecimento aéreo para aeronaves militares, segundo a fabricante indiana HAL.
Actual mid air refueling trial of LCA pic.twitter.com/ehsw3ppUiC
— HAL (@HALHQBLR) 10 de setembro de 2018
Teste de reabastecimento em voo da série LCA Tejas
Apesar de alguns sucessos do Tejas, como a integração do míssil ar-ar I-Derby e outros aviônicos, ele ainda corre contra o tempo para obter o certificado de liberação operacional da Força Aérea indiana em dezembro deste ano. O projeto enfrenta problemas com o tempo de produção, pois anteriormente, mais precisamente em 2006, a fabricante efetuou um acordo de fornecimento de 20 caças Tejas para a Força Aérea indiana com entrega prevista para 2011. Porém, foram entregues apenas 9 unidades. O mesmo ocorreu em 2010, quando a HAL recebeu uma encomenda de 20 aeronaves em prontidão de combate para 2016, mas a fabricante não realizou a entrega, não tendo ainda conseguido obter a liberação operacional final.
Mesmo com essas ocorrências, a Força Aérea indiana continua apoiando o projeto, sendo esse apoio ao caça Tejas de produção nacional demonstrado pelo interesse que tem em adquirir 83 unidades adicionais do modernizado Tejas MK1A.