Forças Democráticas da Síria iniciam ofensiva contra restos do Daesh no nordeste da Síria

© AFP 2023 / Delil souleimanCombatentes das Forças Democráticas da Síria (arquivo)
Combatentes das Forças Democráticas da Síria (arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
As Forças Democráticas da Síria (FDS), aliadas dos EUA, começaram ofensiva terrestre contra restos do grupo terrorista Daesh (proibido na Rússia e em vários outros países) no nordeste do país árabe, comunicaram nesta terça-feira (11) a assessoria de imprensa da coalizão liderada pelos EUA.

"As Forças Democráticas da Síria iniciaram operações terrestres da terceira fase da Operação Roundup, que serão apoiadas por ataques transfronteiriços aéreos e pela artilharia da coalizão [liderada pelos EUA] para derrotar os restos do Daesh no nordeste da Síria, bem como no vale do Rio Eufrates Médio em direção à fronteira entre a Síria e o Iraque", lê-se no comunicado da coalizão. 

Primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May (à esquerda) fala com o presidente dos EUA, Donald Trump (à direita) durante um jantar da OTAN em Bruxelas. - Sputnik Brasil
EUA e aliados ameaçam ataque 'muito mais forte' caso Síria use armas químicas
As principais operações decorrerão na região da cidade de Hajin e na zona rural da província de Deir ez-Zor ao leste do rio Eufrates, detalhou a coalizão.

A Operação Roundup foi lançada no dia 1º de maio na cidade síria de Baghuz, localizada perto da fronteira entre a Síria e o Iraque. A segunda fase se iniciou no dia 20 de julho na área de Dashisha, na fronteira ao norte.

De acordo com o comandante das forças da coalizão, major-general Patrick Roberson, as FDS pretendem libertar as áreas do nordeste na Síria que ainda estão sendo controladas pelo Daesh.

"Seguindo adiante, continuaremos coordenando com as FDS e outros parceiros para promover a segurança regional que irá assegurar a derrota definitiva do Daesh", afirmou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала