O veneno de cobras é usado para produzir analgésicos, hemostáticos, anti-inflamatórios e esterilizantes. Além disso, o efeito das toxinas desses répteis está sendo estudado no combate ao câncer.
A família Talabah trabalha com cobras há cerca de 300 anos. Para a manutenção dos répteis, eles criam especificamente pássaros e animais locais. Agora, Mahmoud Talabah é responsável por todo o trabalho com as cobras. Ele disse à Sputnik Árabe que "é difícil e perigoso trabalhar com esses animais, especialmente com as cobra venenosas. No total são 36 espécies de cobras no Egito, sendo 10 venenosas".
Algumas espécies de cobras podem ser mantidas em casa, enquanto outras vivem na natureza e são caçadas. Depois de coletar o veneno, elas são novamente soltas à natureza selvagem.
Perigos e dificuldades
Há certas dificuldades para enviar cobras para o exterior.
Ele contou que o principal perigo de seu trabalho são as próprias cobras – muitos caçadores morreram de picadas venenosas nos últimos anos. Em sua opinião, eles violaram as regras não escritas de trabalho e segurança.
"Frequentemente as pessoas morrem por picadas de cobras. A cobra finge estar morta e, de repente, morde a vítima e foge para longe", explicou.
Primeiros socorros para picadas de cobra
O antídoto nem sempre salva, por isso é importante saber a espécie da cobra que atacou a pessoa, pois injetar o medicamento errado pode causar a morte. A vítima deve aguardar os resultados do exame de sangue se não souber identificar a cobra.
Coleta de veneno
Geralmente, é possível espremer das glândulas de uma cobra 40% do seu veneno, segundo Mahmoud Talabah. Para obter 1 grama de veneno, é preciso uma média de 20 cobras. O preço de 1 grama varia de 5 a 15 mil libras egípcias (R$ 1 mil a R$ 3,5 mil).
Caça de cobras
As cobras são capturadas nas áreas desérticas das províncias de Faium, Assuão e no Sinai. O caçador deve ter uma boa compreensão dos répteis e conhecer seus hábitos. A serpente mais perigosa é a naja-egípcia. É um réptil grande, cujo comprimento chega a 2,80 metros e seu veneno é capaz de matar uma pessoa em meia hora. A maioria das cobras é encontrada principalmente na região do delta do Nilo. Enquanto que a víbora-de-chifres é encontrada no oásis de El-Wahat el-Bahariya e na província de Faium.
Agora há uma demanda pelo veneno da serpente silvadora (Psammophis sibilans) e cobra-rateira (Malpolon monspessulanus), que vivem na costa do mar Mediterrâneo. Assim como da serpente-comedora-de-ovos (Dasypeltis scabra), que vive perto de moradias humanas.
Crianças e cobras
Na aldeia, as crianças brincam com cobras como se fossem gatinhos ou filhotes. Claro que essas são espécies não venenosas, mas parece assustador para os visitantes. Um dos moradores locais explicou que é assim que se elimina o medo de cobras. O pai leva as crianças para caçar cobras a partir dos sete anos de idade.