Gregory Henry, um dos autores da pesquisa publicada na revista MNRAS e astrônomo da Universidade do Tennessee, em Nashville, conta:
"Os fãs da Star Trek conhecem bem esse sistema estelar — é exatamente aqui, segundo indicam vários mapas e o próprio criador da série, Gene Roddenberry, que deve estar localizado o planeta Vulcano. Ele, tanto na série quanto na realidade, circula em torno da estrela principal deste sistema triplo."
Ao longo dos últimos anos, sublinham os pesquisadores, a sonda Kepler e uma série de observatórios terrestres descobriram milhares de planetas fora do Sistema Solar. A maior parte deles se verificou serem "Júpiteres quentes", grandes gigantes gasosos, ou "super-Terras", que são planetas rochosos cuja massa é 1,8-3 vezes maior que a da Terra.
Agora, Henry e seus colegas encontraram também a potencial pátria do senhor Spock ao analisar os dados recolhidos no âmbito do projeto Dharma Planet Survey, que monitora as estrelas próximas à Terra.
Já por vários anos que os membros desse projeto têm tentado encontrar vestígios de exoplanetas. Foi apenas agora que eles conseguiram descobrir o primeiro planeta ao observar 40 Eridani, um dos sistemas estelares triplos mais próximos do Sol e da Terra. Esta "família" estelar consiste em uma estrela análoga ao Sol e duas anãs, uma branca e uma vermelha, que orbitam em torno do corpo celeste maior.
Três anos atrás, os cientistas repararam mudanças peculiares no espectro desta estrela que não estavam relacionadas com a sua interação gravitacional com as anãs. Isto fê-los pensar que perto da "prima do Sol" pudesse estar escondido um planeta.
De acordo com Henry e seus colegas, as temperaturas nesse planeta devem ser bastante altas, mas aptas para a vida, o que o torna semelhante a Vulcano — a mítica pátria de Spock, localizada no mesmo sistema estelar. Além disso, os pesquisadores acreditam que o "Vulcano" real tem elevadas probabilidades de albergar vida alienígena na sua superfície, pois sua estrela é muito parecida com o Sol em muitas caraterísticas.