O Japão lançou o foguete portador H-IIB com o cargueiro não tripulado Konotori-7 e dois satélites STARS-Me a bordo.
"Até agora a criação de um elevador espacial era apenas uma ideia. Ninguém nunca testou como isso funciona e se poderia funcionar no espaço. O equipamento para o teste é composto por dois satélites com um cabo de 10 metros esticado entre eles. Uma caixa com motor – um protótipo da cabina do elevador espacial – deve mover-se pelo cabo estendido entre os satélites", explicou o cientista.
O objetivo do teste é descobrir se o elevador vai mover-se pelo cabo entre os dois satélites em condições espaciais e, como consequência, se é possível fazer com que a ideia de criar um elevador espacial se torne realidade.
"Os dois satélites serão transportados à Estação Espacial Internacional. Depois, serão lançados ao espaço através do robô-manipulador desde o módulo japonês Kibo. Os dois satélites ligados pelo cabo vão funcionar como um satélite artificial. Realizaremos essa operação desde a Terra através do sistema de controlo remoto. Quando o cabo se esticar, o elevador começará a mover-se", disse o cientista.
O elevador espacial permitiria transportar pessoas, cargas e satélites artificias, bem como lançar satélites no espaço sem usar foguetes portadores.