Segundo foi informado anteriormente, os militares americanos estariam se preparando para instalar uma base militar de importância estratégica nas montanhas de Sinjar (província iraquiana de Mossul). Porém, o general iraquiano Najim Jabouri desmentiu as informações sobre a construção da base.
Agora a situação é diferente, pois o comandante de uma subunidade peshmerga, Xelil Sirvan, confirmou o fato à Sputnik Turquia, declarando que "[…] de acordo com as evidências, os EUA construíram uma nova base na importante região estratégica de Alcaim, na província de Ambar, na fronteira entre a Síria e o Iraque. Os americanos estão aumentando a presença militar na região, por isso, tropas iraquianas adicionais foram enviadas para a região de Alcaim, reforçando a segurança na fronteira".
Além disso, um militar de alto escalão indicou que as Forças Armadas do Iraque se encarregaram de defender a fronteira entre a Síria e o Iraque perante possíveis ataques do Daesh.
Por conta disso, vale ressaltar que a importante região estratégica, Alcaim, está localizada ao longo da fronteira entre a Síria e o Iraque e foi libertada das forças do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) em novembro de 2017.