Terremoto de magnitude 7,5 abala ilha indonésia

© AFP 2023 / Sam Yeh Membro da equipe do Centro de Sismologia aponta para gráfico mostrando a atividade do terremoto detectada pelo Centro de Meteorologia central em Taipé, em 20 de abril de 2015 (imagem de arquivo)
Membro da equipe do Centro de Sismologia aponta para gráfico mostrando a atividade do terremoto detectada pelo Centro de Meteorologia central em Taipé, em 20 de abril de 2015 (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (CSEM) comunicou nesta sexta-feira (28) que o terremoto de magnitude 7,5 ocorreu perto da ilha de Sulawesi, na Indonésia.

O terremoto foi registrado às 18h02 do horário local (08h02 no horário de Brasília). 

De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, o terremoto mais forte, de magnitude 7,5,  estava centrado a uma profundidade de 10 quilômetros e localizado a 56 quilômetros a nordeste da cidade de Donggala, no centro de Sulawesi. Este foi o segundo terremoto a atingir a área na sexta-feira (28).  

Terremoto - Sputnik Brasil
Terremoto de magnitude 6,3 atinge ilha da Indonésia
Um funcionário da agência local de desastres Akris declarou que "muitas casas desmoronaram". "Aconteceu enquanto ainda tínhamos dificuldades em coletar dados de nove vilas afetadas pelo primeiro terremoto", disse ele à AP. "As pessoas correram em pânico."

O porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse a comunicação foi perdida com a região. "Nossa estimativa inicial, baseada na experiência, é que danos generalizados foram causados, começando da [capital provincial] Palu para o norte até Donggala", disse ele ao canal MetroTV.   

Mais cedo do mesmo dia, a  área foi atingida por um terremoto de magnitude 6,1 que matou uma pessoa e feriu mais 10, danificando dezenas de casas. 

Devido à sua localização, a Indonésia é propensa a terremotos constantes. Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 atingiu o oeste da Indonésia, que acabou desencadeando um tsunami que matou 230 mil pessoas em uma dúzia de países.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала