O comandante do Exército indiano, general Bipin Rawat, revelou que seu país decidiu prosseguir uma política independente não obstante as possíveis sanções dos EUA por causa da compra dos sistemas de defesa antiaérea russa S-400.
"Quando os russos nos perguntaram sobre as sanções norte-americanas, minha resposta foi 'Sim, entendemos que podem ser adotadas sanções contra nós, mas seguimos uma política independente. Vocês podem ficar tranquilos. Embora possamos nos associar com os EUA para obter algumas tecnologias, seguimos uma política independente'", sublinhou Rawat.
O general declarou igualmente que as Forças Armadas da Índia estão considerando comprar helicópteros russos Kamov e outros sistemas de defesa russos.
Anteriormente, o porta-voz do chefe de Estado russo, Dmitry Peskov, confirmou a celebração do contrato longamente esperado de entrega de cinco sistemas de defesa antiaérea russos S-400 à Índia.
Os planos indianos provocam a preocupação de Washington, que até não exclui introduzir restrições contra Nova Deli, de acordo com a Lei de Contenção de Adversários dos Estados Unidos Através de Sanções (CAATSA, sigla em inglês), como aconteceu há pouco com a China.