Mais cedo, se tornou conhecido que o consórcio militar industrial russo Almaz-Antey, no âmbito da encomenda estatal, entregou ao Ministério da Defesa da Rússia mais um regimento de sistemas de defesa antiaérea S-400 Triumph.
Em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, o especialista militar russo, Aleksandr Pylaev, destacou a importância dessa nova arma que entrou em serviço do Exército russo.
"É excelente. Tais sistemas não estão destinados a prevenir quaisquer incidentes singulares, mas para repelir agressões aéreas massivas e, a propósito, com meios de ataque diferentes: tanto com aviões e mísseis de cruzeiro, como com mísseis de trajetória balística — as caraterísticas táticas e técnicas [do sistema] são suficientes para repelir inclusive essa ameaça", afirmou o especialista.
Ao falar sobre o uso tático desse sistema de defesa antiaérea, Pylaev sublinhou que "é um bom míssil, e isso é demonstrado por todos os treinamentos que podemos realizar tanto em nosso território, como em conjunto com outros Estados."
Ao mesmo tempo, o especialista militar revelou o que essa arma significa para a carteira de exportações do país para o mercado internacional:
"… os S-400 são um aumento significativo para a carteira de exportações ao mercado de armamentos — para o nosso segmento desse mercado."
O S-400 possui um alcance de até 400 km, variando conforme os mísseis utilizados. Por suas características, o sistema pertence à geração 4+, sendo duas vezes mais eficaz que seus antecessores.